Aplicação do pH no nosso dia a dia por Roger McFadden
Diretor Técnico
Coastwide Laboratórios ÁCIDOS, BASES E SAIS
Ácidos, bases e sais estão entre os compostos químicos mais importantes utilizados pelos químicos. Uma variedade de produtos químicos de manutenção contém estes compostos. Por exemplo, ácido clorídrico, fosfórico e cítrico são ácidos usados para fazer removedores de manchas minerais, compostos sanitários como limpadores de metais e removedores de ferrugem. Produtos químicos alcalinos de manutenção como desengordurantes, limpadores de forno e desentupidores contém bases como hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, meta-silicato de sódio, fosfato trisódico e hidróxido de amônia. Sais especiais como lauril sulfato de sódio, EDTA sódico e etoxi sulafato de amônia são transformados em xampus, sabonetes e detergentes de limpeza de automóveis para proporcionar uma limpeza mais eficiente.
Ácidos, bases e sais contêm íons de hidrogênio. Íons são átomos ou moléculas que perderam ou ganharam elétrons. Se os átomos perdem um ou mais elétrons eles se tornam íons carregados positivamente (cátions). Se eles ganham um ou mais elétrons, eles se tornam íons carregados negativamente (ânions). É a presença dos íons de hidrogênio em soluções que nos permite medir o pH de uma solução. A quantidade de hidrogênio ou íons hidroxila em uma solução determina se a solução é ácida ou alcalina.
SIMPLIFICANDO A FÓRMULA
Em 1909, S.P.L Sorensen, bioquímico dinamarquês, propôs o uso de uma escala logarítmica para expressar a concentração de íons de hidrogênio (H+) e íons hidróxido (OH-). Esta escala tornou-se conhecida como a escala de pH. Sorensen sabia que a água tinha uma concentração quase equilibrada de íons positivo (H+) e negativo (OH-). Os íons carregados positivamente são chamados íons hidrogênio e os íons carregados negativamente são chamados íons hidróxido. Os cientistas mediram as concentrações de íons de hidrogênio em água pura, em