aplicação do fosfato
Na maioria dos casos, no entanto, a água é usada para transformar a rocha em lama mineral, a partir do qual uma combinação de triagem e filtragem de processos pode extrair o fosfato relativamente puro. O processo de separação pode exigir grandes quantidades de água, eletricidade ou produtos químicos adicionais, dependendo da composição da rocha fosfática. A mineração da substância fosfática produz uma variedade de produtos finais. Fertilizantes químicos são produzidos em grandes quantidades, e são importantes para o sucesso da agricultura em grande escala industrial em muitos países, particularmente aqueles com solos relativamente marginais. O ácido fosfórico também é produzido em grandes quantidades e, em conjunto com outros produtos de mineração de fosfato, tem muitos usos em química industrial.
Após os processos de mineração e extração serem concluídos, os resíduos resultantes devem ser tratados. A apatita, principal mineral de fósforo, é utilizada predominantemente na indústria dos fertilizantes. Como se trata de um mineral insolúvel há necessidade de transformá-lo em produtos que possam liberar fósforo para as plantas. A principal aplicação da apatita é na fabricação do ácido fosfórico para fertilizantes, campo que absorve cerca de 90% do total produzido.
Importância
De acordo com os diretores da empresa à exploração do fosfato em Arraias teve aumento na estimativa feita anteriormente pela empresa em 25%. O total é de 77,8 milhões de toneladas de fosfato, com teor de 5,0% P2O5
Estes dados mais a geração de empregos na Cidade e os projetos em execução estão sendo apresentados durante a Agrotins, no estande da empresa.
O Brasil é o sexto maior produtor de Fosfato, com produção de cerca de 6,3 milhões de toneladas de concentrado em 2010. Esse volume representa 3,6% da produção mundial estimada, de 160 milhões de toneladas. Com os novos investimentos previstos, a