Aplicação de sistemas de melhorias no campo
A olericultura é o ramo da horticultura que trata do cultivo das plantas olericolas, também chamadas hortaliças. Elas são conhecidas popularmente como verduras e legumes, podendo ser cultivados através do plantio em solo, sendo este o método mais utilizado e o plantio em água, conhecido por hidropônica, cultivo esse que vem apresentando grande crescimento nos últimos anos.
O Brasil apresenta um clima propício para a oleicultura, devido ao grande período diário de sol, ausência de longos períodos de baixa temperatura e ausência de neve, além de possuir o bem maior para produção de qualquer vegetal – água. Além de possuir a água em grande quantidade, é possível ter acesso a ela em grande parte do território nacional, sendo a região sudeste, uma das mais privilegiadas.
A Motta Verduras é uma empresa especializada na produção e distribuição de hortaliças com plantio em solo, tendo início de suas atividades no ano de 1999 na cidade de Paulínia, estado de São Paulo.
No mercado da Olericultura há mais de uma década, hoje a Motta Verduras possui uma área de cultivo de 56 hectares, com produção durante todo o ano tendo desenvolvido parceria com redes de hipermercados da cidade de Campinas e toda região metropolitana.
Com objetivo de oferecer produtos com alta qualidade, de maneira que possa atender com excelência seus clientes, a Motta Verduras busca um constante aprimoramento de sua equipe de funcionários, em toda cadeia produtiva – desde a compra da semente supervisionada pelo agrônomo, o plantio e cultivo das hortaliças, a colheita, embalamento, transporte e entrega ao cliente.
Esse trabalho tem por objetivo, fazer um estudo sobre o sistema de qualidade da empresa Motta Verduras, analisando toda cadeia produtiva, desde o plantio até a entrega da mercadoria com o intuito de propor melhorias, ações corretivas e preventivas pelo uso de técnicas da Gestão de Qualidade onde se encontre essa necessidade.
1.1 - Apresentação Geral da Empresa