Aplicação de Sistemas de informação
Um sistema de informação (SI) coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um propósito específico. Como qualquer outro sistema, um sistema de informação abrange entradas (dados) e saídas (relatórios, cálculos), processa essas entradas e gera saídas que são enviadas para o usuário ou outros sistemas. É possível incluir um mecanismo de resposta que controle a operação. E como qualquer outro sistema, um SI opera dentro de um ambiente.
Pratica
Antes de qualquer tipo de implantação do SI seja ela no varejo ou atacado, no grande ou pequeno porte, antes de tudo deve se houver a percepção por parte dos gestores da necessidade de se implantar esse sistema em sua organização e se éviável essa implantação, mais importante do que ter essa percepção é que o sistema de informação não visa demissões e sim uma realocação de forma em que a comunicação seja bem rápida sem ter nenhum empecilho.
O gestor deve fazer uma análise sobre o sistema que ele possui, se tem condições de enfrentar às novas variáveis do ambiente externo como, por exemplo, maior concorrência, maior poder de barganha por parte de clientes e fornecedores, pois ele estará aumentando sua praticidade e também a possibilidade de conseguir algo mais para sua empresa. Com isso terá maior rapidez na tomada de decisão, maior eficácia no controle de estoque e que ajude a minimizar o custo, para que ele possa sobreviver aos obstáculos impostos tanto pelo ambiente interno, quanto pelo ambiente externo.
Percebendo-se a necessidade, ele não só deve como precisa optar pela implantação de um sistema de informação em sua empresa. Segundo Inman (1996) o sistema de informação coleta, processa e armazena informações em busca de um objetivo final e apresenta três partes sendo elas, dados que segundo o próprio autor é a captura de fatos que são processados, mas não organizados para o destinatário.
A informação que são os fatos já organizados para o destinatário final e por fim o