Aplicação de metadados Dublin Core
APLICAÇÃO ON-LINE DO BANCO DE IMAGEM RURAL MÍDIA
A Web Rural Mídia emprega as tecnologias HTML, JAVA applets e a ferramenta CGI Utilis 1.0.
O Banco de Imagem Rural Mídia foi modelado seguindo a estrutura de atributos do Dublin Core no Sistema Gerenciador de Banco de Dados Microsoft Acess.
O módulo de consulta do sistema Rural Mídia permite a entrada de até duas palavras-chave combinadas com os operadores and e or.
Internamente, a aplicação utiliza esta entrada como parâmetros para formar uma consulta na linguagem SQL e submetida ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
Esta consulta embutida, somada aos parâmetros de entrada, permite a recuperação da imagem e dos metadados. Resumindo, é criado, dinamicamente, segundo a solicitação do usuário, o metadocumento relativo ao recurso solicitado.
A utilização dos banco de dados para o armazenamento dos metadados e diretório de imagens mostrou-se eficiente e rápida no processo de consulta e gerência (exclusão, atualização e entrada) das informações.
Atualmente, a aplicação, a base de dados e as imagens estão centralizadas em um servidor de dados sediado na Embrapa Informática Agropecuária. Contudo, o mesmo está apto a referenciar imagens externas a este domínio. Para tanto, a imagem a ser disponibilizada deverá ser catalogada previamente e ter seu acesso liberado.
A seguir, são descritas, sucintamente, as etapas executadas pelo CGI Utilis no processo de consulta à base de dados:
1. Recebe o documento denominado metaformulário, o qual é formado de comandos HTML e tags especiais. As tags formam uma linguagem específica interpretada pelo
CGI.
2. Interpreta os comandos de sua linguagem de programação (tags) presentes no metaformulário.
3. Ativa o sistema gerenciador de banco de dados por meio do driver ODBC.
4. Repassa ao SGBD as questões SQL que constam do metaformuário. O SGBD executa as atividades de seleção ou inserção nas bases.
5. Acessa os resultados de consulta