Aplicação de Medicamentos na Maternidade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ASSISTÊNCIA DE SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE
JULIANA PEREIRA NOGUEIRA
APLICAÇÃO MEDICAMENTOSA NA MATERNIDADE
VILA VELHA
2012
CELESTONE
Composição
Acetato de betametasona ..............................................................3mg.
Fosfato dissódico de betametasona ........................................3,945mg.
Indicação
CELESTONE Injetável é indicado em vários distúrbios endócrinos, osteomusculares, do colágeno, dermatológicos, alérgicos, oftálmicos, gastrintestinais, respiratórios, hematológicos e outras doenças sensíveis à corticoterapia.
Uso no pré-natal para prevenção da síndrome da membrana hialina em prematuros. Antes do parto na prevenção da síndrome da angústia respiratória em prematuros. Quando se torna necessária a indução do trabalho de parto antes da 32ª semana de gestação, ou quando o nascimento antes desta semana se torna inevitável devido a complicações obstétricas, recomenda-se a administração de 2 ml (12 mg) de CELESTONE por via intramuscular pelo menos 24 horas antes da hora prevista do parto. Uma segunda dose (2 ml) deve ser administrada após 24 horas, caso o parto não tenha ocorrido. CELESTONE também pode ser usado como tratamento profilático caso o feto apresente baixo índice de lecitina/esfingomielina (ou teste de estabilidade de espuma diminuído no líquido amniótico).
Contra-indicação
É contra-indicado em pacientes com infecções sistêmicas por fungos, em pacientes com hipersensibilidade ao acetato de betametasona e ao fosfato dissódico de betametasona, outros corticosteróides ou qualquer componente deste produto.
Os corticosteróides não estão indicados no tratamento da síndrome da membrana hialina após o nascimento e não devem ser administrados às grávidas com pré-eclâmpsia, eclâmpsia ou com evidência de lesão na placenta.
Advertências
A administração de corticosteróides por via intramuscular deve ser