Aplicação de centro de massa
Na mecânica clássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Para n partículas, cada uma com posição ri e massa mi, o centro de massa é dado por: Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do sistema. O conceito se utiliza para análises físicas nas quais não é importante considerar a distribuição de massa. Por exemplo, nas órbitas dos planetas.
Para um sistema de massas discreto, formado por um conjunto de massas pontuais, o centro de massas pode ser calculado como:
--> Massa pontual iésima --> Posição da massa iésima respectivo ao eixo de referência assumido.
Em casos que os corpos não sejam pontuais, usa-se esta fórmula: No exemplo prático especificado neste trabalho, aplicaremos a análise para um sistema discreto em um tombamento de um equipamento de içamento de carga. Neste exemplo, poderemos verificar a aplicação do cálculo do centro de massa para garantir a execução do procedimento.
4. DESENVOLVIMENTO
4.1 Descrições do problema
Realizar a análise da causa do tombamento de um equipamento de içamento de carga (guindaste MD300L).
Em uma obra de construção civil, ocorreu o tombamento de um guindaste, quando o equipamento realiza o içamento de uma carga de 5000 kg, sendo que esta carga estava dentro dos limites da capacidade de içamento do guindaste, gerando então a necessidade de se analisar as causas do ocorrido com o propósito de se tomar as devidas ações corretivas de forma a evitar a reincidência do problema, no decorrer da obra e nas demais atividades onde o equipamento for por ventura utilizado.
4.2 Análises do cenário do evento
Analisando-se o equipamento de içamento, com foco em suas