Aplicação de adesivos estruturais em caçambas
Caçambas CR47
Marcelo H. Stoppa
Departamento de Matemática
Universidade Federal de Goiás mhstoppa@pq.cnpq.br Antonio Carlos Aldrovandi
Body Shop – CR47
MMC Automotores do Brasil S.A. antonioaldrovandi@mmcb.com.br Resumo. Este trabalho apresenta os métodos de uma primeira avaliação experimental, da aplicação de adesivos estruturais em caçambas de veículos de carga de uma indústria automotiva. São exibidas as possibilidades de aplicação dos adesivos e os procedimentos de aplicação na linha de montagem de uma caçamba. São retiradas as conclusões preliminares, apontando vantagens e desvantagens do processo.
Palavras-chave: Adesivagem Estrutural, Estruturas Mecânicas, Juntas, Avaliação Experimental.
Introdução
Observa-se uma tendência crescente nas indústrias, da utilização dos chamados adesivos estruturais de modo a resolver eventuais problemas que as técnicas tradicionais de
“união”, como soldas, rebites, dentre outros, não conseguem resolver. A adesivagem, como nova tecnologia de ligação, permite a junção de materiais que antes eram impossíveis de se colar, tendo como conseqüência imediata, a ampliação do leque de materiais “coláveis”.
A perfeita aplicação desta tecnologia, entretanto, é sensível a alguns fatores, tais como, seleção adequada do adesivo a ser utilizado, preparação da superfície, projeto das juntas, controle do processo, tempo de cura, dentre outros [1].
No ambiente industrial, principalmente no automotivo, dois alvos são incessantemente procurados: maior velocidade de produção e menor consumo. Além disso, existe a preocupação com uma menor emissão de poluentes, e consequentemente, uma maior preservação da natureza.
Numa combinação de ciências, tecnologias e materiais, os novos adesivos apresentam algumas vantagens, embora ainda pese contra eles a resistência limitada a condições de calor ou umidade, necessidade de ferramentas especiais de fixação, preparação prévia