Aplicação de 5s
PASSO 1
A produção de filmes flexíveis é feita através do processo de extrusão, que consiste na transformação da matéria prima (resina de polímeros granulada) em filme plano, enrolado em bobinas. O processo inicia com a separação e preparação (mistura) da matéria-prima, passando pela extrusão, podendo ser entregue em bobina simples, bobina impressa, ou cortado nas mais diversas dimensões. Toda extrusora possui componentes conforme visualização abaixo.
1) Cilindro e funil de alimentação
2) Mecanismos de aquecimento e resfriamento do cilindro
3) Sistemas de controle de temperatura do molde e do barril
4) Parafuso
5) Caixa redutora
6) Motor
7) Base
PASSO 2
INICIO
FIM
EMBALAR
CORTAR
EXTRUSÃO
PREPARAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA
SEPARAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA
PASSO 3
Extrusão: o processo de extrusão inicia com a mistura do polietileno, que pode se dar em diversas proporções, dependendo do tipo de material a ser produzido. Após o tempo de mistura, o material é despejado no funil da extrusora que dá acesso ao canhão. O canhão possui um parafuso ou rosca, também chamado de fuso, que tem por objetivo movimentar o polietileno para o interior do canhão em temperaturas que variam de 100ºC a 250ºC. Esta temperatura é suficiente para derreter os grãos de polietileno e transformá-los numa massa homogênea. Essa massa é pressionada em uma matriz com abertura milimetral e soprada em forma de balão para fora da extrusora. Finalmente, este balão é fechado através de um rolo de tração e enrolado em forma de bobina na saída da máquina. Antes de passar pela matriz, a massa de polietileno passa por uma tela, espécie de filtro, que faz a retenção de possíveis impurezas contidas na matéria-prima.
Equipamento extrusão: Extrusora Carnevalli CHD 60.
Tempo de execução: produz 140kg de plástico por hora.
Meios de controle: o controle da espessura que geralmente é feito através da regulagem da velocidade do rolo de tração, combinado com outros fatores (por