APLICAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O Coletivo de Autores, 1992, trás a nova proposta para a Educação Física e a da Cultura Corporal, que tem se espalhado no cenário nacional. A cultura corporal abrange, o conteúdo das manifestações da cultura corporal humana, aprendendo como construções históricas e sociais. Assim o conteúdo de Lutas abrange a cultura corporal.
Ainda que o professor de educação física, não possua uma formação ampla sobre o assunto e possível, que ele desenvolva um trabalho dentro da realidade e estrutura escolar, de acordo com sua formação. O primeiro passo e entender que uma aula de lutas, não e uma simples repetição de movimento que nem, mas academias. O tempo, para que o aluno realize a pesquisa corporal, mobilizar o aluno de diferentes maneiras, para que eles participem das atividades propostas. Nas aulas de lutas pode ser trabalhado o conhecimento sobre o corpo, exercícios mentais, etc..., podendo compor exercícios para treinar equilíbrio, agilidade, força, entre outros. E interessante que o professor pesquise sobre o tema a aula abordada, de uma maneira multidisciplinar, envolvendo assim os professores para uma abordagem mais ampla sobre a luta abrangente. Na pratica da capoeira o equilíbrio e uma das qualidades mais trabalhas, como deslocamentos em posições invertidas e na própria ginga. Outro aspecto e que os movimentos são realizados em todos os planos e direções. A coordenação motora e outra qualidade física que pode ser desenvolvida nas aulas de capoeira.
Os PCN’s não determinam a modalidade da Luta, então cadê ao professor de Educação Física escolher, qual modalidade e melhor ser trabalhada, naquela escola, para aquele grupo de alunos, a realidade do lugar,...; Assim trabalhar com a pluridade cultural, e muito produtivo, pois com o trabalho com diferentes modalidades, pode levar a uma reflexão muito mais ampla.
A capoeira, por exemplo, e uma modalidade brasileira, que promove lazer, recreação, socialização,