APLICAÇÃO DAS FORÇAS DE PORTER
ESTUDO DE CASO DA EMPRESA STROKE - FRANQUEADA DO RAMO DE VESTUÁRIO
Estudo de caso feito com base em dados obtidos através de pesquisas bibliográficas e informações coletadas diretamente com a proprietária de uma das franquias.
O estudo contribui para o entendimento da franchising como uma estratégia competitiva eficaz que traz consigo uma perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado.
Apresentação
A rede de lojas Stroke foi criada no início da década de 1980. Atualmente tem 60 lojas presentes em 18 estados do país e comercializa suas roupas em 200 pontos de venda.
Um dos objetivos da marca é atender e suprir as necessidades da mulher exigente e sofisticada. Peças de roupa para o dia-a-dia das mulheres modernas, mais envolvidas na dinâmica do trabalho e das grandes cidades.
Análise de dados empresariais
Podem-se avaliar alguns aspectos relevantes: segundo a proprietária, sua empresa oferece um produto de qualidade, seguindo os padrões internacionais de confecções. O conceito e estilo são outra das características próprias da cultura e localidade onde são produzidos, e, ainda, a exclusividade aparece como uma de suas principais características e diferenciais.
Por ter origem de uma marca franqueadora, são adquiridos não apenas produtos, mas sim um conjunto de estruturas – físicas e organizacionais. Portanto, a empresa possui uma uniformidade física com todas as outras representantes da marca no país; também é observado que esta padronização está presente na estrutura organizacional da empresa e no treinamento de sua equipe de vendas, podendo assim atender as necessidades de seus clientes.
Concorrência
Para a proprietária seus principais concorrentes são as multimarcas e filiais das grandes grifes brasileiras e internacionais encontradas há mais tempo no mercado. Mesmo com esta desvantagem competitiva, a empresa busca aperfeiçoar e aprender novas técnicas e procedimentos