Aplicação das energias alternativas
Pode-se dizer que após a Revolução Industrial as variantes energéticas e mecânicas mudaram consideravelmente. Embora isso seja bom, por outro lado, o uso desmedido do petróleo (fonte de energia mais utilizada desde a segunda Revolução Industrial), vem prejudicando nossa atmosfera e preocupando as autoridades. Algumas ONGs ao longo dos anos vêm avisando sobre os prejuízos da queima de combustível fóssil. Mas, como todos podem ver, eles foram ouvidos muito tarde. Hoje em dia há uma preocupação maior com o meio ambiente e com o uso de energias alternativas; não poluentes.
ENERGIA ALTERNATIVA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TIPO SOLAR
A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações).
Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.
Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.
Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.
15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é refletida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva.
A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.
Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e