APLICAÇÃO DA TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA
E
USO DO GEORREFERENCIAMENTO
DISCENTES: Matheus Jefferson, Rodrigo Aparecido e Weder Alves
DOCENTE: Vankley José
VÁRZEA GRANDE
27/02/15
APRESENTAÇÃO DA TOPOGRAFIA
Topografia é a ciência que se ocupa da descrição do relevo de uma localidade
(do grego, topos=lugar, região e graphen= descrição), ou ainda a arte de representar graficamente o relevo e as características desta localidade.
Podemos dizer que a topografia surgiu simultaneamente à cartografia, de maneira instintiva e por causa das necessidades do homem de demarcar caminhos, locais de caça e, mais tarde, propriedades. A maior revolução na topografia (e geografia em geral), foi à invenção do GPS (Sistema de Posicionamento Global) que trouxe a capacidade de determinar posições estáticas ou cinemáticas (em movimento) com muito mais rapidez e precisão do que qualquer outro método anterior.
A Topografia é a base para diversos trabalhos de engenharia, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno é importante, tais como:
Projetos e execução de estradas;
Irrigação e drenagem;
Reflorestamentos;
Etc.
Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação de coordenadas relativas de pontos. Para tanto, é necessário que estas sejam expressas em um sistema de coordenadas. São utilizados basicamente dois tipos de sistemas para definição unívoca da posição tridimensional de pontos: sistemas de coordenadas cartesianas e sistemas de coordenadas esféricas.
O Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais conhecido como
Plano Cartesiano, foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos. Ele é formado por dois eixos perpendiculares: um horizontal e outro vertical que se cruzam na origem das coordenadas.
Coordenadas esféricas, tende apontar a direção em que se deve
ir e a distancia a ser percorrida. Esta direção será dada por um ponto na esfera, assim usamos dois ângulos para descrever a