Aplicação Algebra Linear
A Computação Gráfica reúne um conjunto de técnicas que permitem a geração de imagens a partir de modelos computacionais de objetos reais, objetos imaginários ou de dados quaisquer coletados por equipamentos na natureza. A aplicação de tais técnicas está difundida por várias áreas de aplicação, tais como, CAD/CAM/CAE ("computer aided design /manufacture/engineering" - projeto/manufatura/engenharia auxiliada por computador), animação e efeitos especiais (para publicidade e entretenimento), em visualização de dados tridimensionais produzidos por simulação ou coletados por aparelhos diversos como, por exemplo, tomógrafos e satélites meteorológicos. A síntese de imagens parte da descrição de objetos tais como segmentos de reta, polígonos, poliedros, esferas, etc.; e produz uma imagem que atende a certas especificações e que pode, em última instância, ser visualizada em algum dispositivo (terminal de vídeo, plotter, impressora, filme fotográfico...). As imagens em questão constituem uma representação visual de objetos bidimensionais ou tridimensionais descritos através de especificações abstratas. Representações essas denominadas projeções, que transformam pontos de uma dimensão n em uma dimensão m menor que n. Um exemplo utilizado em computação gráfica é a transformação do espaço para um plano: → ou (x, y, z) → (x, y).
2.Tipos de projeção
As projeções podem ser classificadas entre perspectivas e paralelas. Essa classificação é feita de acordo com o número de centro de projeções, pontos de vista, e planos de projeção, quadros.
2.1 Projeção em Perspectiva
Também chamada de projeção cônica, nela o centro de projeção é um ponto próprio, em coordenadas finitas no sistema tridimensional. Esta projeção deforma a figura, diminuindo os objetos mais distantes e distorcendo os ângulos. (Figura 1(a))
2.2 Projeção Paralela
Também chamada de projeção cilíndrica, nela há um ponto impróprio como centro de projeção - isto é; as linhas visuais encontram-se no