Aplicaçao da Fermentaçao
10ºA
Escola Secundária Dra.Laura Ayres, curso Ciências Tecnologias. E-mail: ********
Resumo
As leveduras são fungos microscópicos unicelulares que se multiplicam rapidamente em condições favoráveis e são capazes de realizar fermentação alcoólica ou respiração aeróbia. O processo utilizado nesta experiência foi a fermentação. A fermentação que ocorre no hialoplasma das células, caracteriza-se como um processo catabólico que permite a obtenção de energia, e ocorre devido a redução do piruvato, em condições de anaerobiose, faz-se pela ação do NADH (dinucleótido de nicotinamida-adenina), formado durante a glicólise, esta redução pode conduzir à formação de diferentes produtos como o álcool etílico (resultado da fermentação alcoólica) ou o ácido láctico (resultado da fermentação láctica), entre outros. Foram realizadas duas atividades experimentais, numa aplicamos a fermentação alcoólica na produção de pão e noutra aplicamos a fermentação láctica na produção de iogurte. Na fermentação alcoólica verificou-se o aumento do volume do pão e detetou-se o cheiro a álcool e na fermentação láctica verificou-se que o iogurte ganhou textura. Palavras-chave: Fermentação alcoólica, álcool etílico, fermentação láctica, acido láctico, leveduras, pão, iogurte.
Introdução
As células de todos os seres vivos realizam um conjunto de reações químicas essenciais à vida. Ao conjunto dessas reações chama-se metabolismo celular (Matias e Martins, 2011). O metabolismo celular pode ser de dois tipos: reações catabólicas e reações anabólicas. No Catabolismo os compostos são degradados em moléculas mais simples, ocorrendo libertação de energia sobre forma de ATP (adenosina trifosfato).
No Anabolismo são formadas moléculas mais complexas a partir de moléculas mais simples ocorrendo consumo de energia.
Existem várias vias catabólicas capazes de transferir a energia contida nos compostos orgânicos para as moléculas de ATP. As reações