Aplicando a SAE
Alimentação x Sedentarismo
Introdução
Pode-se definir o Processo de Enfermagem como: um instrumento tecnológico de que lançamos mão para favorecer o cuidado, para organizar as condições necessárias à realização do cuidado e para documentar a prática profissional; ou um modelo metodológico que nos possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e/ou predizer as necessidades humanas de indivíduos, famílias e coletividades, em face de eventos do ciclo vital ou de problemas de saúde, reais ou potenciais, e determina que aspectos dessas necessidades exijam uma intervenção profissional de enfermagem. Constipação intestinal é um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. Só se considera um quadro típico de constipação, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados.
Objetivo
Neste trabalho, teve-se como objetivo aplicar as etapas do Processo e Enfermagem orientando o cliente a respeito de sua nutrição, hidratação, assim como seus hábitos diários. Realçando a colaboração do mesmo para melhorar a sua qualidade de vida.
Resultados e discussões
Histórico: T.M.A.S, feminino, 23 anos, solteira, católica praticante, natural de Fortaleza-CE. Quando jovem tinha um estilo de vida saudável, isto é, praticava exercícios físicos e se alimentava de maneia correta e suas eliminações eram presentes diariamente. Logo depois começou a trabalhar e em seguida estudar. Com a correria do dia a dia deixou de frequentar a academia e realizava suas refeições de forma desregulada, pois a mesma relata a falta de tempo. Com seu estilo de vida modificado, a cliente passou a sentir dores abdominais e dificuldades para realizar a evacuação. Com um tempo