Aplicando a Lei 10.639
Dicionário da Escravidão: Resgate da Linguagem Africana e seus Dialetos Irineia Diolinda de Jesus
Plano de Aula:
Objetivos Gerais:
O objetivo deste plano é promover o conhecimento do Dicionário Enciclopédico da Escravidão Negra no Brasil, estimulando a pesquisa dos dialetos da África, através de sensibilização na rede Educacional e Comunitária, conforme preconiza a Lei federal nº 10.639/2003, e suas diretrizes, possibilitando o convívio com diferentes idiomas, incentivando aos/ás alunos/as a compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos dos reinos africanos e a realidade das políticas estabelecidas para a promoção da igualdade racial brasileira.
Objetivos específicos:
Promover as relações inter-raciais entre professores e alunos, no conhecimento do Dicionário Enciclopédico da Escravidão Negra no Brasil.
Analisar e conhecer os inúmeros dialetos da África, possibilitando o intercambio cultural nas escolas.
Incentivar aos/ás alunos/as possibilidades de incorporar em seus cotidianos os dialetos Africanos, sem perder sua identidade cultural e sejam agentes de reprodução do dialeto africano dentro e fora de seu espaço escolar.
Conteúdos:
a) Informações sobre a linguagem, os sinônimos e dialetos Africanos.
b) A articulação das escolas e dos/as alunos/as em atividades, educacionais e culturais.
c) O conhecimento da linguagem Africana, e a assimilação da mesma no cotidiano.
Procedimentos didáticos:
A. Sistematização aos alunos do Dicionário da Escravidão, os alunos deverão elaborar textos contendo dialetos Africanos.
B. Os alunos deverão criar um Blog, para pesquisarem, vídeos, filmes, levando os a assimilarem o conteúdo programático e conhecer a História da África.
C. Levar os alunos a conhecer a arte africana, visitas orientadas a museu, postagem no blog, da turma, incentivando-os a