Aplicando seus conhecimentos
R: Desde que ela nunca tenha recebido uma transfusão de sangue Rh positivo, o primeiro filho não nascerá com a doença. Porém o segundo e os demais podem nascer doentes.
Eritroblastose fetal
Um aluno aprendeu na aula de biologia que uma maneira de se prevenir a eritroblastose fetal é a administração de soro com anticorpos anti-RH em mão RH- logo após o parto, para evitar a produção na mãe de anticorpos anti rh. O aluno perguntou se não seria mais pratico injetar o soro na gestação. o professor mostrou que essa aplicação poderia causar um problema no feto. Explique que problema é esse.
Então, que problema é esse?
R: É a eritroblastose fetal.. se aplicar o soro com anticorpos anti-RH na mãe durante a gestação, iria causar problemas ao feto q poderia ser RH- ou +. se fosse RH - aplicação não causaria dano nenhum, mas se fosse RH + os anticorpos anti-RH iriam atacar o sangue do feto "pensando" q o RH contido ali seria prejudicial para o corpo da mãe.
Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Este é meu filho. Ele tem meu sangue correndo nas veias” Sob o ponto de vista genético essa afirmativa está inteiramente errada?
R:Sim, do ponto de vista genético a criança pode ter até o mesmo tipo de sangue da mãe, mas geneticamente o sangue dele será formado pela combinação de material genético paterno e materno. No entanto, fisiologicamente é possível sim o filho ter um pouco de sangue da mãe em seu sistema circulatório logo após o