Aplicando Pessoas
As pessoas são a parte mais importante de uma organização. Hoje, elas são consideradas a parte intelectual, responsáveis por introduzir conhecimento e inovação dentro de uma empresa, tornando-as assim, o diferencial competitivo principal das organizações. Desta forma, as pessoas deixam de ser vistas apenas como um meio para alcançar o lucro e são vistas como seres humanos responsáveis e comprometidos com a organização.
Seguindo este raciocínio, a gestão de pessoas deve investir e cuidar das pessoas em vários aspectos para que a eficácia da organização seja alcançada. Com isso, buscar a cooperação dos indivíduos para finalmente alcançar seus objetivos organizacionais e também os objetivos individuais do colaborador.
Para alcançar certo nível de reciprocidade entre organização e colaborador, a gestão de pessoas desenvolve seis importantes processos. Um deles é o processo de aplicar pessoas. De acordo com Chiavenato, o processo de aplicar pessoas significa; "que, uma vez recrutadas e selecionadas, as pessoas deverão ser integradas à organização, posicionadas em seus respectivos cargos e tarefas e avaliadas quanto ao seu desempenho".(Chiavenato, Idalberto)
Orientação de Pessoas Nas Organizações
Após a fase de seleção de pessoas, onde alguns candidatos são escolhidos para fazer parte da empresa, inicia-se a fase da orientação de pessoas. Esta etapa é o primeiro passo para introduzir o novo colaborador no ambiente de trabalho, esclarecendo qual o papel dele e os objetivos a serem alcançados dentro da organização.
Nesta fase de seleção de pessoas, o profissional responsável pela contratação já tem uma base do perfil do indivíduo que a organização está desejando para preencher os cargos, porém, nem sempre o candidato tem noção da variedade e quantidade de cargos que podem estar disponíveis. O que faz com que a organização seja competitiva é saber usar da forma correta e produtiva o seu pessoal, o que chamam de competência organizacional. Pessoas que tem