Aplicando maieutica socrática
Santo André – SP
Março - 2012
Aplicando a Maiêutica Socrática
Professora: Márcia Menquique
Disciplina: Comportamento Organizacional
Curso: Comércio Exterior 1º série A
Unia- Vila Assunção
Santo André – 28 de Março de 2012
Introdução
Exercício de integração e aplicação da página 24 e 33 do PLT referente ao Capítulo 1 e 2, com a finalidade de reposição de uma quarta-feira, aula de Comportamento Organizacional.
Capítulo 01
Uma breve história Zen
Uma vez, um valente Samurai, assim conta a lenda, desafiou um mestre Zen para que ele lhe explicasse os conceitos de paraíso e inferno. O mestre Zen lhe respondeu, com um certo ar de desprezo: “Eu não tenho tempo para responder questões como esta para alguém que não vale nada”. Tendo sua honra atacada, o Samurai se possuiu de raiva e desembainhando sua espada, gritou: “Eu podia matá-lo por sua impertinência”.“Isto”, o mestre calmamente respondeu, “é o inferno”. Surpreso com a resposta, ele se acalmou, guardando sua espada e se curvou, agradecendo pelo insight provocado. “E isto”, disse o mestre “é o paraíso”. Esta pequena história nos remete a Sócrates, alguns séculos antes, quando ele dizia: Conhece-te a ti mesmo.
PLT página 24
Aplicando a Maiêutica Socrática
Responda a 1.º pergunta e formule mais duas por escrito.
1- O que você aprendeu sobre o comportamento humano com este história Zen?
Aprendi que o comportamento humano é instável, agimos por impulso quando ouvimos algo diferente daquilo que nós gostaríamos de ouvir, somos tomados pela raiva instantânea e acabamos perdendo a razão. Esta história deixa uma grande lição, que céu e inferno são estados de alma que nós podemos eleger no nosso dia a dia. A todo o instante somos convidados a tomar decisões que definirão o começo do paraíso