Aplicando Equação de Bernoulli (para fluidos ideais)
A equação de Bernoulli é um caso particular da equação da energia aplicada ao escoamento, assim como a equação da continuidade, não está baseada em novos princípios físicos. Assim como a equação da continuidade expressa a conservação de massa do fluido, ou seja, o fato básico de que massa não pode ser criada nem destruída, a equação de Bernoulli expressa a conservação da energia do fluido, respeitando o modelo de fluido que estamos utilizando. Essa equação é bastante importante na descrição de fluidos em movimento e foi obtida pela primeira vez em 1738 por Daniel Bernoulli. Sua obtenção pode ser realizada a partir da 2ª Lei de Newton ou através do Teorema Trabalho-Energia
Daniel Bernoulli, mediante considerações de energia aplicada ao escoamento de fluidos, conseguiu estabelecer a equação fundamental da Hidrodinâmica. Uma relação ente a pressão, a velocidade e a altura em pontos de uma linha de corrente.
P + g Y + ½V2 = CONSTANTE
Fluidos Ideais
Escoamento ideal ou escoamento sem atrito, é aquele no qual não existem tensões de cisalhamento atuando no movimento do fluido. De acordo com a lei de Newton, para um fluido em movimento esta condição é obtida, quando a viscosidade do fluido é nula.
Aplicando Equação de Bernoulli (para fluidos ideais) :
O medido de Venturi é usado para medir a velocidade de escoamento de um fluido de densidade ρF em um cano. A área A da secção transversal da entrada e saída são iguais a área da secção transversal do cano. Entre a entrada e a saída, o fluido passar por uma região estre8ta de área a. Um manômetro que contem um liquido de densidade ρL conecta a parte mais larga á parte mais estreita.
Fluidos Reais
A viscosidade dos fluidos reais é responsável pelas forças de atrito entre as partículas fluidas, bem como entre estas e os contornos sólidos. Para que o escoamento ocorra, um trabalho deve ser realizado contra as forças de atrito e, durante este processo,