Aplicacao De Um Checklist De Pre Teste V3
Conocimiento, realizada entre 30/1/2008 e 1/2/2008, em Guayaquil, Equador. Publicado nos anais do evento (Memoria Técnica), pags. 313 a 318.
Aplicação de um Checklist de Pré-Teste
Adalberto Nobiato Crespo
Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) –
Campinas – SP – Brasil adalberto.crespo@cenpra.gov.br Odair Jacinto da Silva
Ampla Consultoria em Informação, Faculdades
Integradas Metropolitanas de Campinas METROCAMP Campinas – SP – Brasil. odair@amplaconsultoria.com.br Mario Jino
UNICAMP – Campinas – SP – Brasil jino@dca.fee.unicamp.br Resumo
O uso de checklists é considerado uma boa prática pela indústria de software. Um experimento foi desenvolvido em uma organização de desenvolvimento de software para avaliar o impacto do uso de checklists para inspecionar e realizar testes básicos de software. Este artigo apresenta a metodologia utilizada e os resultados deste experimento.
Palavras Chaves: teste de software, checklist de inspeção.
Abstract
The use of checklists is considered a best practice in software industry. An experiment was developed by a software organization to evaluate the impact of using a checklist to inspect and perform basic testing of software. This article presents the methodology and the results achieved.
Keywords: software testing, inspection checklist.
1. Introdução
Nos anos 90 a indústria de software começou a perseguir a qualidade como foi feito por outras indústrias mais antigas, como a automobilística.
Diversos frameworks, metodologias e normas têm sido produzidos desde então com o objetivo de atender às exigências cada vez maiores do mercado que compra e depende de software para seus negócios, empregos e, por que não, suas vidas.
Todos os modelos, normas e frameworks servem como um guia para o estabelecimento de padrões para processos de desenvolvimento de software. De maneira geral deseja-se criar nas empresas uma cultura de utilização de