Aplica es CI 555
TECNICO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Disciplina:
Comandos Elétricos
Aplicações CI 555
Prof.º Sergio Tadeu
Alunos:
Guilherme Antonio de Oliveira Alves
Douglas Fernandes dos Santos
Alberto Felipe
Ede Carlos Leite Fernandes
Boituva, ......./......../ 2015
Conhecendo o CI 555
O CI 555 criado em 1970 por Hans R. Camenzind é até hoje muito utilizado devido a seu baixo custo, sua facilidade de implementação e sua versatilidade.
É um CI que pode operar em três faixas, sendo elas: monoestavel, astavel e biestável. No modo monoestavel podemos usar o CI como um disparador, podendo ser aplicado em detectores de pulso, temporizadores, interruptores de toque etc. Em modo astavel o CI funciona como um oscilador, como os pisca led, geradores de pulso, relógios, etc. O ultimo modo citado é o modo biestável, onde o CI atua como um flip flop.
Envólucro DIP 8 Pinos
Aplicação pratica CI 555
Dentre as varias aplicações do CI 555 vamos falar precisamente de como usa-lo em um circuito de PWM, modulação por largura de pulso.
Abaixo segue uma imagem da estrutura interna do CI:
Podemos notar que o CI conta com um divisor de tensão formato por três resistores, dois comparadores de tensão, um transistor e um inversor na saída.
O CI funciona de acordo com a tensão que chega a seus comparadores de tensão, lembrando que no primeiro comparador este recebe 2/3 de Vcc, e no segundo ele recebe 1/3 de Vcc.
Se por exemplo adotássemos uma fonte de 12V, a entrada inversora do comparador receberia 2/3 desta tensão, ou seja 12 V, enquanto no segundo comparador a entrada não inversora recebe 1/3 de Vcc, ou seja 4 V. O comparador atua de modo que caso em sua entrada positiva a tensão seja maior que na entrada negativa, o comparador apresentara nível 1, caso contrario, a tensão do inversor(negativo) seja maior que o positivo o comparador irá mostrar nível 0.
Circuito PWM completo com CI 555:
Como vimos anteriormente o CI 555 tem a capacidade de gerar pulsos, então usamos um circuito