Aplasia
JAQUELINE S. ANDRADE
LARISSA FERNANDA SOUZA
ANEMIAS DECORRENTES DE DOENÇA
DE MEDULA ÓSSEA
SÃO PAULO
2011
DOENÇAS DECORRENTES
DA MEDULA
ÓSSEA
A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Onde são produzidos os componentes do sangue as hemácias que são encarregadas das trocas de gases, leucócitos que fazem parte do sistema defesa e plaquetas parte do sistema de coagulação.
Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Mas existe doenças que são capazes de alterar a arquitetura da medula óssea.
2
DOENÇAS DECORRENTES
DA MEDULA
ÓSSEA
Anemia Aplásica / aplasia
Leucemias
Mieloma multiplo
3
ANEMIA APLÁSICA
4
ANEMIA APLÁSICA
Também conhecida como aplasia
Conceito:
Há deficiente formação de eritroblásticos medulares a partir da célula pluripotente. Essa diferenciação ocorre devido alterações externas ou da células que ele se originam. Atinge individuos jovens, com idade mediana de 25 anos.
Anemia aplásica pode ser: Constitucional;
Hereditária; Púrpura trombocitopenica amegariocitária; Disqueratose congênita;
Adquirida; Eritróide pura.
5
ANEMIA APLÁSICA – CONSTITUCIONAL/
HEREDITÁRIA – ANEMIA DE FANCONI
Com freqüência a doença acomete mais de um membro da mesma família. Comum em casamentos consangüíneos. Há alteração genética e acompanham a diversidade do quadro clinico
Além do quadro de anemia, malformações ósseas, baixa estatura, hiperpigmentação da pele, retardo mental, anomalia renal caracterizam a doença.
O tratamento é feito com corticosteróides, andrógenos e transplante de medula óssea. Observase desenvolvimento de leucemia mielóide aguda devido a medicação.
6
ANEMIA APLÁSICA – CONSTITUCIONAL/
HEREDITÁRIA – ANEMIA DE FANCONI
7
ANEMIA APLÁSICA – CONSTITUCIONAL/
HEREDITÁRIA – ANEMIA DE