APL 1.3- Efeito da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação
Física e Química A
CCT – 11ºano B
Relatório da Experiência Laboratorial
APL 1.3- Efeito da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação
Professora Isabel Silva
Trabalho realizado por: Beatriz Neto nº99/06
Data de realização: 26 de abril de 2013
Data de entrega: 3 de maio de 2013
Índice
Introdução 3
Objetivo do trabalho experimental 5
Material 5
Procedimento/ Esquema de Montagem 7
Registos de dados 8
Análise de resultados e Conclusões 8
Bibliografia 9
Introdução
Lei de Châtelier Com esta experiência laboratorial pretende-se observar o efeito da variação da temperatura e da concentração num equilíbrio de uma reação. Para tal, sabe-se que num sistema em equilíbrio, se a reação for endotérmica no sentido direto, ou seja, absorver energia, consequentemente, a sua reação inversa é exotérmica, liberta energia. Para além disso, há que salientar que o princípio de Le Châtelier é fundamental para explicar a influência da variação da temperatura num sistema em equilíbrio. Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reacção química se mantém constante ao longo do tempo. As consequências que se observam nos sistemas químicos em equilíbrio, por alterações de concentração, pressão e temperatura, podem ser generalizadas na chamada Lei de Châtelier, postulado por Henri Louis Le Châtelier dizendo que:
"Se for imposta uma alteração, de concentração, pressão ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema deslocar-se-á no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeito."
Por outras palavras, quando se aplica uma perturbação num sistema em equilíbrio o sistema tende a provocar um reajuste para diminuir as influências da perturbação. Sendo assim, existem alguns factores que irão deslocar o equilíbrio da reacção para o lado dos reagentes ou dos