Apicultura.
Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.
O Brasil, apesar de ser o sétimo produto mundial de mel, ainda importa 1/4 do que consome. Isso dá uma idéia de como anda esse mercado pra lá de promissor..
Acredita-se que a criação de abelha também chamada de apicultura, teve início no Egito há cerca de quatro mil anos e foi difundida entre gregos e romanos que a aperfeiçoaram. Durante séculos, a técnica de criação foi mantida no estado primitivo e, somente no século XVII, com as importantes descobertas sobre os aspectos biológicos das abelhas, é que foram criados os equipamentos especiais para a sua cultura racional e exploração econômica.
No Brasil a atividade iniciou no século XIX, quando imigrantes italianos e alemães estabelecidos no sul do país trouxeram as abelhas da subespécie apismellifera mellifera. Por se tratarem de abelhas jovens e de fácil manejo, o seu desenvolvimento foi muito acelerado, produzindo ótimos resultados.
Apicultura migratória
Nos pomares de laranja é comum os agricultores contratarem apicultores para polinizarem as flores de laranja, a render grande produtividade, tanto de laranja, como de mel, conhecido como mel flor de laranjeira. Este tipo de atividade chama-se apicultura migratória, porque o apicultor descarrega um caminhão de colméias no centro do pomar durante a floração, e depois retira as colméias no fim da floração. Nestes casos a retirada dos enxames é importante, pois tratando-se de uma monocultura de laranja, as abelhas não terão alimento (néctar de flor) após a floração, e irão consumir todo o mel estocado dentro das colméias.
Aspectos biológicos.
As abelhas são