APH CURSO B SICO
Pesquisador: Ten BM Wleydson
Palmas, 2010
CURSO BÁSICO DE APH
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
PARTE I
Introdução
Aspectos legais do socorro;
Avaliação primária;
RCP.
Introdução
Os altos índices de violência, a imprudência, e muitos outros fatores sociais, vêm expondo os cidadãos a perigos cada vez maiores onde o simples fato de atravessar uma rua poderá representar um ato potencialmente perigoso.
Até mesmo dentro do próprio lar, as tomadas elétricas, as janelas, os produtos de limpeza e inseticidas, o piso escorregadio, etc., podem implicar em acidentes graves.
O transito congestionado e a grande demanda quase sempre impossibilita a chegada imediata do RESGATE ou SAMU no local o acidente.
O tempo entre o momento do acidente e o início do atendimento, poderá representar um fator decisivo entre a vida e a morte.
PRIMEIROS SOCORROS
São os procedimentos de emergência que visam:
Preservar os sinais vitais e evitar o agravamento das lesões existentes até a chegada da equipe especializada.
As atitudes do Socorrista deverão inspirar segurança e atenuar o sofrimento da vítima. A ÉTICA E A HUMANIZAÇÃO NA REALIZAÇÃO
DOS PRIMEIROS SOCORROS Toda pessoa possui uma consciência moral que a faz distinguir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, ou seja, é capaz de nortear suas atitudes pela ética a qual pode-se dizer: é um conjunto de valores, que se tornam deveres em determinadas culturas ou grupos, sendo expressos em ações. A ética é, normalmente, uma norma de cunho moral que obriga a conduta de uma determinada pessoa, sob pena de sanção específica, mas pode também regulamentar o comportamento de um grupo particular de pessoas, como, por exemplo, enfermeiros, médicos, etc. A ética profissional, mais conhecida como deontologia, caracteriza-se como conjunto de normas ou princípios que têm por fim orientar as relações profissionais entre pares, destes com os cidadãos, com as instituições a que servem, entre outros.