Apetidão Física
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e a pedido do professor Carlos Alberto Pereira, um trabalho de carácter obrigatório exposto aos alunos que frequentam o 12ºano.
Este trabalho apresenta uma pequena introdução ao tema das Aptidões Físicas e explora as mais importantes vertentes desse tema.
O que é a aptidão Física?
A aptidão física é a capacidade de realizar as atividades quotidianas com serenidade e menor esforço.
Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão profundamente relacionadas com a saúde e à qualidade de vida das pessoas sendo a flexibilidade, a resistência, aeróbia, a força e composição corporal.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.
A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão para à saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.
Aptidão Física relacionada à performance:
Abrange componentes necessários para uma performance máxima no trabalho ou nos desportos.
Aptidão Física relacionada à saúde:
Possibilitam mais energia para o trabalho e o lazer, propiciando menor risco de doenças crónico-degenerativas.
Flexibilidade:
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardiorrespiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.