Apesar De Manter Uma Forte Liga O Com A Religiosidade
• Conheça a Ágora de Atenas, praça que possui vários exemplares representativos da arquitetura grega.
As construções gregas mais famosas foram feitas de mármore. Esse elemento começou a ser usado no século VI a.C., juntamente com técnicas de encaixe semelhantes às dos egípcios — que utilizavam madeira. Com o passar do tempo, após o domínio da confecção do ferro, os gregos substituíram o encaixe de madeira por encaixes e dobradiças de metal, dando mais resistência às suas estruturas.
As três ordens: jônica, coríntia e dórica
Foto: Corel Stock Photos
Entre os gregos, podem-se identificar três ordens arquitetônicas clássicas: jônica, coríntia e dórica. Esta última tem como principal representante o famoso Parthenon, templo construído em homenagem à Atena, deusa da sabedoria. No Parthenon, pode-se observar o uso da técnica de êntase: as colunas das paredes do templo se deformam e inclinam levemente. Ironicamente, o objetivo dessa distorção é confundir o olho e criar a ilusão de que as colunas são perfeitamente retas.
• Veja um vídeo do nosso Atlas Histórico que explica as diferenças sobre as ordens arquitetônicas clássicas.
A arquitetura romana foi bastante influenciada pelos gregos (templos, caráter realista, preocupação com o belo). Também foi direcionada pelo grande espírito guerreiro e prático dos próprios romanos. Suas conquistas eram celebradas com esculturas, monumentos, obeliscos e arcos de triunfo. Mas as principais