Apendicectomia
Os distúrbios do sistema reprodutor masculino incluem uma ampla variedade de condições que, em geral, afetam o sistema urinário e reprodutor. Como esses distúrbios se concentram na genitália e, em alguns casos afetam a sexualidade, o paciente pode experimentar ansiedade e constrangimento. A enfermeira deve reconhecer a necessidade de privacidade do paciente, bem como de educação. Isso exige uma abertura para debater as questões críticas e sensíveis com o paciente, além da avaliação, tratamento e comunicação efetivos por parte da enfermeira.
No homem, vários órgãos servem como partes do trato urinário e do sistema reprodutor. Os distúrbios nos órgãos reprodutores masculinos podem interferir com as funções de um ou de ambos os sistemas. Em conseqüência, as doenças do sistema reprodutor masculino são usualmente tratadas por um urologista. As estruturas no sistema reprodutor masculino incluem os testículos, o canal deferente (ducto deferente) e vesículas seminais, o pênis e determinadas glândulas acessórias, como a próstata.
A próstata localiza-se exatamente abaixo do colo da bexiga. A mesma circunda a uretra e é atravessada pelo ducto ejaculatório, uma continuação do canal deferente. Essa glândula produz uma secreção que é, sob os aspectos químicos e fisiológicos, adequada para as necessidades dos espermatozóides em sua passagem a partir dos testículos (BRUNNER & SUDDARTH, 2009). Quando a pessoa está com casos de tumores ou quando a próstata se torna muito grande chegando a ponto de impedir a passagem da urina através da uretra, realiza-se a Prostatectomia, onde, a mesma envolve a retirada de toda a próstata e estruturas próximas, com objetivo de eliminar todo o tumor existente. Para que seja realizado este tipo de cirurgia, existem vários procedimentos que podem ser feitos: Prostatectomia Roboticamente Auxiliada, Laparoscópica, Prostatectomia Perineal Radical, Prostatectomia Retropúbica