apenas teste
PRINCÍPIOS DA ORALIDADE E APRESENTAÇÃO PÚBLICA
Você não é o único que sente medo de falar em público. Os maiores oradores, embora não demonstrem ou até mesmo não confessem, de vez em quando, são atacados pelo mesmo inimigo, o medo de falar em público. Medo que só será dominado com o tempo, experiência e prática.
Antes da apresentação evite fumar seguidamente, roer unhas, cruzar de maneira descontrolada braços e pernas, andar sem rumo de um lado para o outro. (atitudes que aumentam sua intranqüilidade)
Postura ao caminhar, equilíbrio, segurança.
Preparar a apresentação, saber o que vai dizer, organizar texto mentalmente, exemplos, não mude o roteiro durante a apresentação.
Cuidado com vícios como: mexer nos botões, objetos, bolsos, lápis, caneta, régua, folha de papel, giz, fio do microfone, etc.
Não colocar os cotovelos sobre a mesa ou sobre a tribuna, não segurar objetos nas mãos, a menos que tenham utilidade na apresentação, não se apoiar ora sobre uma perna, ora sobre a outra.
Tossir, pigarrear. Tente respirar profundamente e retomar a fala.
Prática, treino, reflexo virão com o tempo.
Bebida atrapalha concentração, reflexos, etc.
Vestir-se de acordo com a ocasião, observe o ambiente, os outros oradores, as reações do público.
Cuidado com a fisionomia, transmitir a alegria que você está sentido ao falar para aquele grupo, simpatia.
Dirigir-se à platéia com segurança, convicção, confiança no seu trabalho. últimos ajustes, roupa. Ao chegar à tribuna ou mesa organize as folhas das anotações, acerte o microfone, olhe para a platéia e dê um sorriso sincero e amigo, claro se o assunto permitir.
Memória. Cuidado com os números, datas, estatísticas, nomes, anote-os. Se esquecer algo, tente retomar a última frase, a última ideia, respire e se precisar consulte as anotações.
Fale com entusiasmo, determinação. (fora a apatia, frieza, insensibilidade)
Observar a reação da platéia, ambiente. ( tirar proveito do momento)
Síntese. Dizer o que for