Apelidos circunstânciais - cortella
Jan Amos Comenius viveu, de 1592 a 1670, e foi o criador da Pedagogia Moderna. Seu ideal pedagógico era movido pelo conceito de "Ensinar tudo a todos". Foi um dos primeiros a pensar na educação das crianças e a reconhecer o valor da educação para elas. Ficou conhecido como “pai da didática” a partir do lançamento de seu livro “Didática Magna”.
A primeira educação da criança era introduzida pelo "colo da mãe" sendo desenvolvido dentro dos lares, defendendo então a importância da tarefa dos pais na educação de seus filhos. Porem, Comênius defendia que para cultivar os sentidos e a imaginação era preciso o desenvolvimento racional. Para esse processo de desenvolvimento da criança eram necessários materiais diversos que seriam internalizados, tornando assim a experiência mais concreta, possibilitando o brincar e o aprender pelos sentidos.Para ele, a didática podia ser definida como a prática de educar e também ensinar.
Os fundamentos de Comenius em sua didática são o entendimento, a conservação e a práxis; por meio deles o indivíduo atinge três qualidades elementares – a aquisição de vastos conhecimentos, virtudes e religiosidade, que estão intimamente vinculadas aos dons do intelecto, da vontade e da memória.
Em 1632 fez uma análise do desânimo da educação, colocando em questão que qualquer tentativa de um educador ou escola para melhorar e mudar a educação tem sido em vão.
“Se alguém, particularmente, ou em qualquer coisa, pouco adiantou: ou foi acolhido pelas gargalhadas dos ignorantes, ou coberto pela inveja dos malévolos, ou então, privado de auxílios, sucumbiu ao peso dos trabalhos, e assim, até agora, todas as tentativas temresultado vãs”. (Comênio, 1985)
Há quatro séculos atrás, Comenios mostra que a “desordem escolar” é causada pela ignorância, inveja maldosa, desamparo e pela exaustão, e isso perdura até hoje, pois existe um descaso com os educadores. Com isso, percebe-se que a realidade da educação hoje em dia não é bem