Apec e cei
APEC E CEI
PLANALTINA-DF
2013
Introdução
A Apec se trata de um bloco econômico regional que visa implantar uma livre circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os componentes, além disso, visa se fortalecer diante do mercado internacional e, principalmente, poder concorrer com o a União Européia, nesse caso é o mais importante bloco do planeta. Já a CEI constitui uma confederação de Estados Soberanos, cujo intuito é fortalecer as relações políticas e comerciais entre os países-membros.
APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) A APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio. A região da Ásia e do Pacífico sofreu um intenso desenvolvimento econômico nos anos que antecederam a criação da APEC, causando um grande impacto na economia mundial. Com isso, foi necessário criar o bloco para abrir mercado entre 20 países mais Hong Kong (China), além de transformar a área do sudeste asiático em uma área de livre comércio. Um aspecto estratégico da aliança é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong. A APEC se mantém através de contribuições anuais de seus países membros. Desde 1999 estas contribuições totalizaram 3,38 milhões de dólares. Este dinheiro é usado para manter uma pequena secretaria em Singapura e para apoiar os projetos da APEC.
Objetivos
O principal objetivo do bloco é reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimento da