Aparelhos Resistivos
Aparelhos Resistivos: Tensão, Potência, Corrente elétrica e Resistência elétrica.
2013
Aparelhos Resistivos
Os aparelhos que transformam energia elétrica em térmica são denominados resistivos, por possuírem, geralmente, um resistor como um de seus componentes. O resistor é um fio espiralado, feito de materiais condutores (metais) que possibilitam um aquecimento rápido e prático. Esses materiais, quando percorridos por uma corrente elétrica (quando o circuito elétrico do aparelho estiver fechado), se aquecem, provocando o fenômeno denominado Efeito Joule (transformação da energia elétrica em térmica), que se deve aos milhões de choques dos elétrons contra os átomos do condutor; em virtude desses choques, a energia cinética do sistema aumenta, e o aumento dessa energia se manifesta através do aumento da temperatura do condutor, ou seja, aumento da temperatura da resistência. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo de se opor à passagem da energia elétrica. Seu cálculo é feito a partir das Leis de Ohm, e sua unidade no SI (Sistema Internacional de Unidades) é o Ohm (Ω).
Podemos listar vários aparelhos que funcionam exclusivamente através do efeito de uma resistência elétrica, mas vamos tentar entender o que ocorre dentro do aparelho.
Quando o fluxo de elétrons tem dificuldade de percorrer um fio condutor (sempre terá certa dificuldade) dizemos que sofreu a ação da resistência elétrica. Assim, os elétrons liberam energia durante a tentativa de passar pelo circuito, aquecendo o condutor e o meio externo.
Alguns aparelhos utilizam o aquecimento produzido para, por exemplo, aquecer água, manter o café quentinho, secar e alisar os cabelos, alisar os tecidos de roupas, fazer comidas, entre outras.
Vale lembrar, também, que a maioria dos aparelhos valem-se dos efeitos gerados pelas resistências elétricas para produzirem seus efeitos finais, porém não aproveitam o calor