Aparelhos PET
OS APARELHOS PET Atividade Complementar como Requisito Parcial da Disciplina “Tomografia Computadorizada”
GIRLENE PEREIRA DE ASSIS
OS APARELHOS PET
Os aparelhos de PET são tomógrafos capazes de produzir imagens de cortes anatômicos geradas com o auxilio de radionúclideos emissores de pósitron (beta mais).
Na geração de imagens por PET, os dois fótons gerados pela aniquilação elétron-pósitron são detectados por um anel de detectores que se encontra ao redor do paciente. A partir desses dados, com o auxílio de um sistema computacional, são geradas imagens de cortes anatômicos pelo aparelho de PET. Assim como os Aparelhos de SPECT, os aparelhos de pet também são capazes de gerar imagens tridimensionais e, como as moléculas marcadas utilizadas em Pet possuem radioisótopos de pequena massa atômica, que pertencem a elementos comuns na formação das moléculas orgânicas, pode fornecer informações metabólicas, além das fisiológicas e funcionais.
A energia dos fótons utilizados na geração de imagens por PET é de 511 keV. O período de meia-vida dos radionuclídeos emissores de pósitrons mais comumente usados para diagnósticos em PET é de apenas alguns minutos e, por essa razão devem ser usados tão logo quanto sejam produzidos.
As imagens diagnósticas por PET começaram a ser utilizadas em meados da década de 70, mas a utilização dos aparelhos compostos de TC-PET teve uma rápida difusão durante a última