Aparelhos elétricos
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Se considerarmos o tipo de transformação de energia ocorrida e a utilização dos aparelhos elétricos, podemos dividi-los em 4 grupos: aparelhos resistivos, motores elétricos, fontes de energia, componentes eletroeletrônicos e elementos de comunicação.
Aparelhos resistivos: São aparelhos que produzem aquecimento através da transformação da energia elétrica, fornecida por uma fonte, em energia térmica.
Exemplos: chuveiro, ferro de passar, torradeira, secador de cabelo etc.
Motores elétricos: Neste caso a maior parte da energia elétrica é transformada em energia mecânica, produzindo algum tipo de movimento.
Exemplos: liquidificador, barbeador, furadeira, ventilador etc.
Fontes de energia: Este grupo é composto por aparelhos que geram energia elétrica a partir de outra forma de energia. No caso das pilhas e baterias a energia elétrica é produzida a partir da energia química e, em alguns casos, como no alternador de automóvel, a energia elétrica é conseguida a partir da energia mecânica.
Exemplos: bateria, pilha, dínamo, alternadores etc.
Componentes eletroeletrônicos: Aqui se enquadram os elementos que compõem os aparelhos elétricos e por isso são responsáveis pelo seu funcionamento.
Exemplos: disjuntor, interruptor, fio, transistor etc.
Elementos de comunicação: Neste caso a característica comum entre os aparelhos que constituem este grupo é o fato de os mesmo serem usados para algum tipo de comunicação. Uns, como o telefone, transformam energia elétrica em energia sonora, diferente da televisão que transforma energia elétrica em energia luminosa, formando uma