aparelhos de medidas eletricas
Os aparelhos de medidas elétricas são instrumentos que fornecem uma avaliação da grandeza elétrica, baseando-se em efeitos físicos causados por essa grandeza. Vários são os efeitos aplicáveis, tais como: forças eletromagnéticas, forças eletrostáticas, efeito Joule, efeito termoelétrico, efeito da temperatura na resistência, etc...
1. A medida de resistência
Para medir o valor de uma resistência utiliza-se um aparelho chamado ohmímetro, no entanto, se tivermos um multímetro, aparelho que tem capacidade de medir valores de voltagem, corrente elétrica e também a resistência do resistor, podemos medir o valor da resistência de um resistor. Para realizar essa medida basta conectar as ponteiras do multímetro nos terminais do resistor.
Ohmímetro
Aparelho de medida elétrica que mede a Resistência Elétrica (oposição à passagem de corrente elétrica). Originalmente o ohmimetro provinha de uma pequena bateria que aplicava uma diferença de potencial na resistência. Para medir a corrente elétrica através da resistência é usado um galvanômetro. A tensão sempre fixa da bateria garantia com que conforme a resistência diminuisse, a corrente através do medidor aumentasse.
Um ohmímetro com alta precisão tem 4 terminais que são chamados de contatos Kelvin. Enquanto 2 transportam a corrente do medidor, outros 2 permitem medir diretamente a tensão sobre o resistor. Desse modo o medidor ignora qualquer queda de tensão sobre o primeiro par de fios.
Um cuidado que devemos ter com o ohmimetro é nunca medir a resistência de um componente com ele energizado. O fabricante de maior confiabilidade é o Megabras
Ponte de Wheatstone
A ponte de Wheatstone é um econômico e útil aparelho para medida de resistências elétricas. Foi inventado por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com o invento, tendo-o descrito dez anos mais tarde.
A 'ponte' de Wheatstone tradicional é um arranjo de resistores que não pode ser