aparelho reprodutor
7.1 AS GÔNADAS MASCULINAS - OS TESTÍCULOS
O testículo é composto por até 900 túbulos seminíferos enovelados, cada um tendo em médiamais de 0,5m de comprimento, nos quais são formados os espermatozoides. O espermatozoidemaduro é formado por uma cabeça, um corpo intermédio e uma cauda.Os espermatozóides podem chegar a viver três dias no interior do aparelho genital feminino.Os testículos começam a fabricar os espermatozoides e este processo continua ao longo davida. Os espermatozoides são lançados no epidídimo, outro tubo enovelado de cerca de 6 m decomprimento. A hipófise é a glândula que controla e regula o funcionamento dos testículos.
7.2 OS ANDROGÊNIOS
Os testículos secretam vários hormônios sexuais masculinos que são coletivamente chamadosde androgênios, compreendendo a testosterona, diidrotestosterona e androstenodiona.Todavia, a testosterona é muito mais abundante que os demais hormônios, a ponto de poderser considerada o hormônio testicular fundamental.
7.3 SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Puberdade: os testículos da criança permanecem inativos até que são estimulados entre 10 e14 anos pelos hormônios gonadotróficos da glândula hipófise (pituitária).O hipotálamo secreta fatores liberadores dos hormônios gonadotróficos que fazem a hipófiseliberar FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante). O FSH estimula aespermatogênese pelas células dos túbulos seminíferos. Já o LH estimula a produção detestosterona pelas células intersticiais dos testículos e estabelece características sexuaissecundárias e elevação do desejo sexual.
7.4 A TESTOSTERONA E OS CARACTERES SEXUAIS MASCULINOS
A testosterona faz com que os testículos cresçam. Ela deve estar presente, também, junto como folículo estimulante, antes que a espermatogênese se complete.Após poucas semanas de vida do feto no útero materno, inicia-se a secreção de testosterona.Essa testosterona auxilia o feto a desenvolver órgãos sexuais masculinos