Aparelho Reprodutor Feminino
OVARIOS: Tem a superficie recoberta por um epitélio germinativo que é um epitélio pavimentoso ou cúbico simples e por baixo desse epitélio possuem uma camada de tecido conjuntivo denso chamado túnica albugínea. Abaixo dessa camada, no ovário, possuem uma região chamada de região cortical. Na região cortical é onde predominam os folículos que é o nome dado ao conjunto do ovócito e as células que o envolvem (células da granulosa –camada de células pavimentosas- e da teca). Os folículos ficam no estroma da região cortical, que é o tecido conjuntivo, lá existem fibrosblastos dispostos em forma de redemoinho. Na região mais interior do ovário, existe a região medular, que é constituída de tecido conjuntivo frouxo e é rica em vasos sanguineos o limite entre as duas regiões não é muito distindo.
Desenvolvimento inicial do ovário. No fim do primeiro mês de desenvolvimento embrionários, celas do saco vitelino chamadas de células germinativas, migram ate as gonodas que estão apenas iniciando o desenvolvimento. Nas mulheres estas células germinativas sofrem sucessivas divisões formando as ovogonias. No fim do terceiro mês, as ovogonias entram ate a divisão meiótica na fase de prófase I, onde “estacionam”. Essas ovogionas são chamadas então de ovócitos primários e são envolvidos por uma única camada de células pavimentosas chamadas células foliculares. CRESCIMENTO FOLICULAR: A partir da puberdade, estimulados pelo FSH da hipófise, a cada dia os folículos se desenvolvem mais.
Foliculos Primarios: Os crescimento do ovócito na primeira fase do desenvolvimento dos folículos é muito rápida. Aumenta a quantidade de mitocôndrias, o R.E. cresce, os complexos de golgi migram para a superfície... As células foliculares aumentam de tamanho e se dividem por mitose, formando uma camada única de células cuboides. O folículo passa a ser chamado de Foliculo Primario Unilaminar. As células foliculares continuam se prolifer, até