Aparelho ideológico da Comunicação
O texto apresentado, o autor faz uma breve analise de que a comunicação em geral esta dividida em dois tópicos:
Como a comunicação constrói a realidade seja ela pro bem ou pro mau e faz uma relação entre a comunicação e o poder.
O primeiro tópico faz uma referencia que a realidade esta ligada as noticia que estão vinculadas na comunicação principalmente aquelas de massas (jornais e revistas impressos, TVs, rádios, internet etc.). Sem as noticias para algumas pessoas a realidade passa não existir, por que as pessoas relacionam as noticias divulgada como realidade sem ter o conhecimento real dos fatos e as que não são mais divulgadas são totalmente esquecidas ou deixadas de lado.
Já o segundo tópico esta relacionando comunicação com poder, isso fica claro quando alguém tem a comunicação e por que tem o poder ou esta querendo o poder, isso é decorrência da tese do primeiro tópico por que quem detém da comunicação constrói a realidade de acordo com seus interesses. Um bom exemplo são os políticos e os grandes empresários influentes.
Segundo o autor a comunicação constrói a realidade e a sociedade, só que não devemos ser totalmente alienado pela mídia temos que ter uma visão critica das coisas sem deixa se influenciar. Por que 80% de tudo que as pessoas falam estar associados com que esta na mídia. Estamos diante de uma relação viva de desafios, onde se é presente e necessária a criação e recriação de novos modos de ser e agir.
A mídia vem se configurando como uma poderosa ferramenta formuladora e criadora de opiniões, saberes, normas e valores. Vejo nisso um profundo e preocupante atraso para a sociedade, por que ela se utiliza de manobra estratégica, muitas das vezes não dialoga, direcionado e fazendo com que um grande contingente de pessoas veja o mundo diferente. Os grandes detentores da comunicação não estão preocupados com interesses da sociedade e sim dos seus interesses, eles vejam a comunicação como um modo