Aparelho Fonatorio
Zemlin (2000¬) cita que o trato vocal pode ser subdividido, em bases anatômicas, em cinco cavidades: bucal ou vestibular, oral, faríngea e cavidades nasais (par).
Podemos dizer que o aparelho fonador divide-se em três partes - articulatório, fonatório e respiratório que são fisiologicamente responsáveis pela produção dos sons da fala (Silva, 1999:25).
• Articulatório: é constituído pela língua, faringe, nariz, lábios e dentes; são estruturas que se encontram na parte superior da glote. O sistema articulatório é responsável por várias funções primárias, principalmente ao ato de comer – morder, mastigar, sentir o paladar, cheirar, sugar e engolir.
• Fonatório: constituído pela laringe. Na laringe encontramos músculos estriados que podem obstruir a passagem da corrente de ar – as pregas vocais. A glote é o espaço decorrente da não obstrução dos músculos laríngeos. A função primária da laringe é atuar como válvula que obstrui a entrada de alimentos nos pulmões por meio do abaixamento da epiglote.
• Respiratório: constituído