Apanhado de Fundamento das Ciências Sociais
-Dos objetos e métodos:
Por ciências sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política.
A sociologia estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades.
Na ciência política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder.
O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato.
As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Assim, nas Ciências Naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem.
Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle e em condições de laboratório;
Alcança-se a objetividade científica;
As descobertas possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias.
As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva. No âmbito das ciências Sociais torna-se difícil desenvolver uma teoria capaz de transmitir com precisão uma causa única ou motivação exclusiva.
Atitudes semelhantes têm