Apae
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS foi instituído no município de Esperantina – PI no ano de 2005 em parceria com o Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, Secretaria Municipal d e Assistência Social – SMAS, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Prefeitura Municipal de Esperantina.
O CRAS esta voltado ao atendimento socioassistencial das famílias, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência articulando e fortalecendo a rede de Proteção Social Básica local.
Seu objetivo maior é potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, promovendo seus membros e possibilitando ações intersetoriais que visem à sustentabilidade, de modo a romper o ciclo de reprodução intergeracional da pobreza e evitar que as famílias, seus membros e indivíduos tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
Em seu contexto o CRAS executa vários programas com matricialidade no PAIF – Programa de Atenção Integral à Família: Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, PROJOVEM Adolescente, Benefício de Prestação Continuada – BCP, Passe Livre para pessoa com deficiência ( Intermunicipal e Federal), Grupos de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários ( Grupo de gestantes, Grupo de Idosos), Campanhas e Palestras Socioeducativas.
1.2 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A área de atuação do CRAS dentro da instituição está voltada à Política Nacional de Assistência Social com prestação de serviços de Proteção Social Básica. As ações desenvolvidas na instituição atendem a nível municipal compreendendo a zona urbana e rural do município.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, conta com uma estrutura física composta pela