AP1 Linguistica I
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Linguística I
Coordenadora: Profª Silvia Maria de Sousa
Avaliação PRESENCIAL 1 - 2014/ 2
Aluno(a): ___________________________________________________________
Polo: ______________________________________ Matrícula ________________
Nota: _______________
Instruções:
Escreva à tinta (azul ou preta) e com a maior legibilidade possível. Não escreva em tópicos. Escreva um texto coerente e coeso, em registro linguístico compatível com o trabalho acadêmico formal. A folha de perguntas deve ser devolvida junto com as respostas. Boa prova!
1. No quadro “A traição das imagens”, de 1928-1929, o pintor belga René Magritte escreve embaixo da representação de um cachimbo: “Isto não é um cachimbo”.
Explique, a partir do exemplo, a concepção saussuriana de signo linguístico. Em sua resposta apresente e explique as principais características do signo. (2,5)
Saussure define o signo linguístico como uma entidade de dupla face, composta de significado e significante. Ainda de acordo com Saussure, o signo não une uma palavra a uma coisa, mas sim um conceito (uma ideia) a uma imagem acústica. Isso quer dizer que o significado não é a coisa no
mundo, mas é da ordem do psíquico. Pode-se, desta maneira, estabelecer uma ligação com o quadro “A traição das imagens”, de René Magritte à medida que o cachimbo não é um cachimbo real, mas uma representação daquele objeto.
Retomando a noção de signo linguístico em Saussure, podemos afirmar que suas principais características são a arbitrariedade e a linearidade do significante. Dizer que um signo é arbitrário implica em compreender que não há uma motivação natural que una um significado a um determinado significante. Trata-se de uma ligação meramente convencional. Por fim, dizer que o significante é linear