ap1 FEB CEDERJ
O sentido da colonização (bases fundamentais do pacto colonial) era cultivar produtos tropicais lucrativos e não competitivos com as culturas existentes na Europa, garantindo uma produção colonial complementar –e nunca competitiva – à produção européia.
Verdadeira_______________________________________________________________________________
A lucratividade da empresa colonial agrícola estava assentada, primordialmente, em três elementos que asseguravam os baixos custos de produção: pequenas propriedades agrícolas, a monocultura de subsistência e o trabalho escravo.
Falsa (Plantations)_______________________________________________________________________________
A circulação da renda na economia mineira estimulou o surgimento de cidades para o abastecimento da população do interior, desenvolvendo melhores condições para as atividades comerciais internas, determinando uma organização social de caráter mais urbano.
Verdadeira_______________________________________________________________________________
A disponibilidade de terras e a existência de mão-de-obra ociosa contribuíram decisivamente para a expansão das exportações de café no Brasil nas regiões norte e nordeste, sobretudo na Amazônia.
Falsa (Região sudeste) ____________________________________________________________________________
A abertura dos portos representou a efetivação da independência econômica do Brasil em relação a Portugal, pois o fim do exclusivo comercial intensificou as relações de comércio entre o Brasil e a Inglaterra.
Verdadeira______________________________________________________________________________
A forte valorização do mil-réis no final do século XIX foi fator chave para a decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Falsa (desvalorização e aumento da receita interna da cafeicultura) ______________________________________
Entre os principais constituintes da elaboração do Plano de Metas no governo de Juscelino Kubitschek estão os