AP1 Educação ambiental
1a. Avaliação Presencial – 2006/1
Disciplina: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
GABARITO
Este Caderno de Avaliação Presencial possui enunciados de questões a serem resolvidas.
O valor total da avaliação é 10,0 pontos. As questões 1 e 2 valem 3,5 pontos e a questão 3 vale 3,0 pontos.
Cada questão deve ser resolvida, a caneta, nas folhas brancas, que deverão ser identificadas com o nome do aluno.
A prova deve ser devolvida após o término.
Não destaque folhas deste caderno de Avaliação Presencial.
1. Vejamos o Artigo 10 da Política Nacional de Educação Ambiental: Art. 10. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. § 1o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. § 2o Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica. § 3o Nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
Elabore e descreva um argumento que justifique a não-criação de disciplina específica de Educação Ambiental no currículo de ensino.
A RESPOSTA DO ALUNO DEVE CONTER QUESTÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE, EA COMO TEMA TRANVERSAL, CONHECIMENTO QUE ESTÁ PRESENTE EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, EA COMO PRÁTICA INTEGRADA, CONTÍNUA, CONTEXTUALIZADA ENTRE OUTROS, E POR ISSO NÃO SE JUSTIFICA A CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
2. Dizem por aí que a reciclagem de latinhas apresenta inúmeras vantagens para a sociedade. Mas será que os argumentos apresentados são sustentados após uma análise mais criteriosa? Veja abaixo os argumentos sobre a vantagem da reciclagem das latinhas:
Diminuição do