AP Lingua Portuguesa
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário;”
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
Argumentos do ponto de vista do autor:
“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros.”
“À prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado.”
2) a) O primeiro trecho exige do leitor um conhecimento mais histórico, saber quem foi Abraham Lincoln e o discurso de Gettysburg. Assim o leitor teria mais facilidade em compreender e interpretar o texto.
b) O autor nos faz pensar e refletir nesta crítica nos mostrando seu ponto de vista, o péssimo desempenho do STF. E para poder compreender esse trecho, é necessário que o leitor tenha um conhecimento textual de diferentes gêneros de leitura que possibilite para ele saber o que é uma retórica breve e resumida.