AP IV ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS UNICID
Nos últimos anos a questão da desigualdade mundial tem sido alvo de muitas discussões, pelo fato de que as consequências dos atos tomados estão cada vez mais graves e evidentes. Pode-se dividir o mundo em duas categorias. De um lado temos os países “ricos” e desenvolvidos com alta tecnologia e investimentos absurdos em infraestrutura; do outro temos países subdesenvolvidos (muitos miseráveis) em que a população está cada vez mais abandonada e sofre com a falta de condições mínimas de sobrevivência como comida e água.
O impacto no meio ambiente causado por essa diferença social mundial é muito grande, já que a parcela de pessoas que existem em situações de miséria é muito maior que a de pessoas com acesso às facilidades do mundo moderno, onde tudo é fácil, rápido e simples e as informações e novas maneiras de viver estão estampadas em cada jornal ou revista.
Isso significa que a pobreza extrema gera ignorância, ou seja, com a maior parte da população sem informação, sem condições de buscar alternativas que gerem benefícios para suas vidas e mude a maneira de fazer as coisas, essas pessoas continuarão a usar os recursos naturais como sempre fizeram o que sobrecarrega ainda mais os poucos recursos que sobraram. A melhor maneira de dar ao mundo um novo rumo para sobreviver aos impactos ambientais e tentar ameniza-los é levando a informação aonde ela nunca conseguiu chegar antes, ou seja, o trabalho de conscientizar a população “pobre” sobre a situação precária em que o planeta se encontra e trabalhar em conjunto para que a humanidade possa preservar os recursos que restaram e usa-los adequadamente.
Patrícia de Almeida Silva