ap de curriculo
Questões:
1. “Bourdieu e Passeron desenvolvem o conceito de 'reprodução' e 'capital cultural', onde a cultura dominante incorpora, introjeta e internaliza determinados valores dominantes através do currículo escolar” (2006-2007, p. 02). A partir da leitura e do estudo do Artigo 01 elabore um texto dissertativo de até 10 linhas comentando a relação entre o “capital cultural” e o “currículo da escola” (2,0 pontos).
O capital cultural se constitui dos valores, gestos, costumes, hábitos, modos de se comportar e de agir da classe hegemônica. O capital cultural é reconhecido de acordo com aquilo que é valorizado por esta classe, assegurando a ela vantagens materiais e simbólicas. Neste sentido, ao analisarmos o currículo escolar na contemporaneidade, identificamos que a escola valoriza justamente o capital cultural da classe dominante e aqueles que dela participa possuem condições mais favoráveis para o ensino-aprendizagem.
2. A partir da leitura e do estudo dos Artigos 01 e 02 crie um texto dissertativo de até 10 linhas para cada uma das indagações, a seguir:
a. quais as principais características das teorias críticas do currículo (2,0 pontos)?
Na década de 1960 surgem as teorias críticas que questionam o status quo visto como responsável pelas injustiças sociais e procura construir uma análise que permita conhecer não como se faz o currículo, mas compreender o que o currículo faz. Seguindo Althusser, a escola é compreendida como aparelho ideológico do Estado, que produz e dissemina a ideologia dominante através, principalmente, dos conteúdos (CEREZER, 2006-2007, p. 02).
As teorias críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, ela valoriza um determinado grupo social em detrimento do outro. Dessa forma, ao denunciarem o envolvimento das questões políticas, ideológicas e culturais implícitas em um currículo, que contribuem para a exclusão social, podem