AP 4 SOCIOLOGIA
Tamires
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
O acesso à moradia com condições de saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc. não atinge a todas pessoas. É cada vez mais comum o surgimento e ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
A educação de baixa qualidade gera vários transtornos, pois parte da população não consegue obter qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Com isso, ocorre o aumento do desemprego.
Os serviços públicos de saúde, na sua maioria, apresentam problemas, como filas imensas e demoradas, ausência de aparelhos e medicamentos, pequeno número de funcionários.
A violência é um dos grandes problemas, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem, principalmente nas grandes cidades do Brasil.
Um dos problemas característicos dos países em desenvolvimento é a desigualdade social, no Brasil não é diferente. Isso ocorre entre as Regiões, Estados, Cidades e Bairros, refletindo em aspectos como a qualidade de vida, educação, segurança, entre outros. Uma pequena parcela da população brasileira é muito rica, enquanto a maioria é pobre; o que é um reflexo da grande desigualdade na distribuição de renda.
Políticas públicas devem ser desenvolvidas para proporcionar uma distribuição de renda mais igualitária, diminuindo a disparidade entre a população. Investimentos em serviços públicos se fazem necessários (educação, saúde, moradia, segurança, etc.) de forma que eleve a qualidade de vida e, principalmente, dignidade para os cidadãos brasileiros.
Os problemas da grande cidade
Stephanie
As grandes cidades brasileiras passam por diversos problemas,